Garotas descoladas. Tecnologia do Blogger.


Rasgar o coração

“Em sinal de arrependimento, não rasquem as roupas, mas sim o coração.”- Joel 2:13

No contexto do Velho Testamento, quando o povo sofria guerra, perseguição ou fome, muitas vezes decorrente do pecado e abandono da companhia do Senhor, era comum que pessoas rasgassem suas roupas e usassem tecidos grosseiros para se vestir para demonstrar a tristeza, arrependimento ou aflição que guardavam dentro de si.



Isso aconteceu quando o então rei de Israel, Davi, descobriu um de seus filhos, Amnom, havia sido morto por outro de seus filhos, Absalão, por ter violentado a irmã deles, Tamar: “Então o rei se levantou, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza e se jogou no chão. E todos os servidores dele que estavam ali também rasgaram as suas roupas.”- 2 Samuel 13:31.

Foi isso o que aconteceu com os amigos de Jó, quando eles viram as feridas no corpo do amigo: “De longe eles não reconheceram Jó, mas depois, quando viram que era ele, começaram a chorar e a gritar. Em sinal de tristeza, rasgaram as suas roupas e jogaram pó para o ar e sobre a cabeça.” – Jó 2:12.

Essas duas situações provam como os servos de Deus demonstravam a profunda dor que tinham dentro do coração. No caso de Davi, foi o pecado, a vergonha e a dor pela morte de um filho pelas mãos do irmão.

Com os amigos de Jó, não teve um pecado. Jó era um servo muito estimado por Deus, que sofreu pela permissão do Senhor, para que depois tivesse sua vida restituída em dobro. Os amigos se rasgaram por compaixão e tristeza ao ver o sofrimento de uma pessoa querida.

Muito tempo se passou desde essa época e hoje é muito mais difícil perceber a tristeza em uma pessoa. Ninguém rasga as roupas ou joga pó em si mesmo. Pelo contrário, muitos vestem a armadura de uma bela vestimenta, um sorriso amarelo no rosto e até contam piadas, fazendo de conta que está tudo ótimo.

Essa prática é muito boa para quem quer esconder sua tristeza do mundo todo. Pena que não dá para esconder de si mesmo, não é? E que bom que ninguém se esconde de Deus também.

Ninguém precisa sair na rua que nem um mendigo quando estiver com problemas e gritar aos quatro cantos o seu sofrimento. Mas também não precisa fugir deles.

Deus disse que prefere um coração rasgado. Sabe o que isso quer dizer? Ele quer ouvir o que temos para dizer. O arrependimento, a aflição, a dor, a compaixão que estão dentro de nós O interessam.


É muito melhor rasgar o coração diante de Deus em uma oração sincera do que buscar solução com distrações ou tentativas de fugas. Conversar com outras pessoas pode até ajudar, mas chorar e depois sentir o carinho de Deus é melhor. Ele é o único que tem a solução, o acalento e que consegue desentulhar tudo o que tem dentro do nosso coração. Rasgar o coração dói sim, mas se é para ser refeito e curado, vale a pena!

0 comentários:

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota